top of page

2023- O QUE IRÁ MOVIMENTAR O MERCADO DA ARQUITETURA NESSE NOVO ANO

Depois de aproveitar o recesso para renovar as energias, nós voltamos com muito gás e inspiração. Para iniciar 2023, separamos algumas tendenciais de arquitetura que movimentarão o mercado nesse novo ano.

Desde a pandemia, acompanhamos mudanças significativas no modo de agir e pensar das pessoas e com a arquitetura não foi diferente. A necessidade de manter um ambiente mais confortável e aconchegante nos apresentou um novo olhar na hora de desenvolver um projeto.

O ano de 2022, principalmente, mostrou que algumas tendências vieram para ficar, e 2023 será o ano em que essas ideias serão cada vez mais postas em prática. Veja a seguir algumas tendências para esse novo ano.




DESIGN BIOFÍLICO

O conceito é incorporar elementos da natureza no ambiente construído, valorizando o verde, promovendo o bem-estar e a conexão com o mundo natural. Para isso são utilizados materiais naturais, incorporando espaços verdes, iluminação e ventilação natural. Como por exemplo a fachada do São Pietro.



REUSO ADAPTATIVO

Visando reaproveitar ou adaptar edifícios existentes para novos usos, o conceito ajuda a preservar o caráter e a história de um lugar, bem como reduzir o impacto ambiental de novas construções. Aqui no escritório, temos dois projetos que nos enchem de orgulho. O Cais Rooftop e o Caza Urbano.


O Caza Urbano é um projeto de readequação de um prédio que estava há pelo menos seis anos parado, que agora dará lugar a um centro comercial moderno e cheio de vida. Já o Cais Rooftop foi o primeiro projeto aprovado atendendo as novas regras do Plano Diretor, para construir no Centro Histórico, em Porto Alegre.



SUSTENTABILIDADE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Com o passar dos anos, cada vez mais apresentou-se a necessidade em projetar espaços que sejam ecologicamente corretos e usem os recursos de forma eficiente. Em 2023 não será diferente, o uso de materiais e técnicas que reduzem o consumo de energia ganham força. O Sesc São Leopoldoé um ótimo exemplo disso, pois além do Sistema de painéis solares, tem o cuidado com a permeabilidade do solo, utilizando placas cimenticias drenantes e cobertura verde. A Eco-eficiência foi garantida com programas de baixo consumo energético, com amplas áreas ventiladas e de iluminação natural.



2023 teremos muitas novidades, e ao longo desse ano, vamos trazer muito conteúdo interesssante e projetos. Se você perdeu alguma dica ou quer ficar por dentro de todas as novidades da A3 é só clicar na aba NEWS DO SITE.






bottom of page