top of page

CATAR 2022 - CONHEÇA A ARQUITETURA DOS ESTÁDIOS DA COPA DO MUNDO

Atualizado: 22 de nov. de 2022

A espera finalmente acabou, domingo começará um dos eventos mais esperados do mundo, a COPA DO MUNDO 2022. O Catar será o primeiro país árabe a ser sede do torneio, que está se preparando desde 2010 para receber o evento. A arquitetura está presente na construção de todos estádios e para entrar no clima, separamos algumas curiosidades para vocês!



Equipados com alta tecnologia e com projetos inspirados em elementos da cultura árabe, os estádios do Catar estão entre os mais luxuosos que já sediaram jogos de um Mundial,com salas vip para chefes de Estado e dirigentes da fifa. Outro fato interessante é que essa, será a copa mais compacta da história, já que que os estádios mais distantes estão a apenas 70 km de distância um do outro.


Embora seja realizada no inverno do Catar, as altas temperaturas do país, que é predominantemente desértico, fizeram com que os projetos arquitetonicos se preocupassem tambem com estádios que protegessem atletas e visitantes dessa condição climática.


Al Bayt

Com a capacidade de abrigar 60 mil pessoas, o estádio que receberá o primeiro jogo da Copa do Mundo fica localizado na cidade de Al-Khor. Assinado pelo escritório AS+P Albert Speer + Partner em parceria com o Dar Al-Handasah o espaço é uma referencia às Bayt al sha'ar, as tendas utilizadas pelos povos nômades do Catar. A escolha das pinturas da fachada vem do sadu, uma antiga forma de tecelagem feita pelas mulheres nômades no país. Todos os assentos da arena têm uma cobertura capaz de proporcionar sombra suficiente para complementar as tecnologias de climatização. Ja a parte superior da arquibancada é modular e portátil e será removida ao longo da competição e seus assentos serão retirados e doados a outros países. O Estádio conta ainda com um hotel dentro de suas instalações, com vários quartos tendo vista para o campo de jogo.


Ahmad Bin Ali


Com uma fachada inspirada nas ondulações das dunas de areia, este estádio teve suas obras iniciadas em 2016 e segundo o Comitê Organizador, ele foi construído em cima de outro estádio, a capacidade anterior comportava 21.282 pessoas, enquanto a nova recebe quase 50 mil, outro fato interessante é que mais de 90% dos materiais usados em sua construção são fruto de reciclagem.

O estadio que fica na cidade histórica de Umm Al Afaei, foi projetado por BDP Pattern, Ramboll e AECOM que deixaram a fachada como principal característica do projeto através de se design importante na refrigeração do edifício, e seus desenhos caracterizam os diferentes aspectos do país: a família, o deserto, a flora, a fauna e o comércio local e internacional. Nos jogos noturnos, as luzes serão um show a parte, já que a arena é envolta em telas multimídia.


Estádio 974


O projeto da Fenwick Iribarren Architects é o primeiro estádio temporário da história das Copas do Mundo. Depois dos jogos, ele será inteiro desmontado e suas peças serão doadas para países em desenvolvimento.

A Arena tem esse nome por dois motivos, o código telêfonico internacional do Catar e pelo número de contêineres usados na sua estrutura. Sua localização costeira, além de influenciar a estética do projeto trazendo o transporte marítimo como inspiração, a parte interna da arena tem uma ventilação natural e não necessita de ar-condicionado, como os outros sete estádios do Mundial.


Al Thumama Stadium

Localizado praticamente ao lado do Aeroporto Internacional Hamad, a "porta de entrada" do Qatar, O estadio levou apenas 4 anos para ser construído, Seu design criado por Ibrahim Jaidah Architects & Engineers é inspirado no Gahfiya, a touca branca que fixa o Ghutra, (lenço tipicamente utilizado na cabeça por homens árabes) . O estádio tem 240m de diâmetro e uma altura de 43m. Quando terminar o evento, os 40.000 lugares da arena serão reduzidos pela metade. e o espaço irá tornar-se vum polo comunitário para a prática de esportes e atendimento médico.


Estádio Internacional Khalifa

Esse é o estádio mais antigo da Copa,inaugurado em 1976. Passou por duas reformas, ele faz parte do famoso complexo Aspire, que abriga um dos melhores centros de treinamentos de futebol do mundo, um centro aquático e um hotel luxuoso. A reforma preservou sua arquietura original.


Education City Stadium


Esse projeto assinado pelo escritório Fenwick Iribarren Architects possui formas que lembram diamantes na fachada, seu design foi inspirado na arquitetura islâmica. O estádio que fica em um bairro universitário, (por isso foi batizado como Education City Stadium) teve seu entorno totalmente transformado, ganhando áreas verdes e infraestruturas modernas. O estádio também é conhecido como Diamante do Deserto, ganhou esse apelido pois com o movimento do sol no céu e seu moderno sistema de luzes digitais para iluminar sua fachada à noite, além de representar qualidade, durabilidade e resiliência.


Al Janoub

Desenhado pela arquiteta Zaha Hadid e pelo escritório AECOM, essa obra homenageia os “dhow”, tradicionais barcos de pesca usados por mergulhadores quem buscam por pérolas no Golfo Pérsico. O espaço acomodará até 40 mil torcedores, e seu nome é significa “Estádio do sul”.



Lusail


O palco da final da Copa O projeto do estúdio Foster + Partners e Populous, foi inspirado em dois elementos presentes na cultura árabe: a tamareira e a lanterna fanar.

Embaixo de cada dos assentos do estádio está uma saída de ar-condicionado que tem a temperatura controlada por sensores em cada área do estádio. Além disso, o Lusail tem um tratamento acústico capaz de amplificar as reações da torcida, o que deixa a experiência de quem participará da festa presencialmente ainda mais emocionante.


Qual desses vocês gostou mais? Agora que está por dentro dos estádios da Copa é só torcer!

 

Referencias:


https://www.youtube.com/watch?v=4vz_HkKztow

https://www.archdaily.com.br/br/974972/conheca-os-estadios-de-futebol-da-copa-do-mundo-de-2022-no-catar


 
























تعليقات


bottom of page